Programas para curtir a primavera


Confira uma seleção de parques para aproveitar o clima ameno da estação. Jardim Botânico se destaca entre as áreas verdes da capital. Endereço abriga obra de Jean Paul Ganem que recria as curvas do Rio Tietê com flores e plantas

O paulistano adora ocupar os parques e praças espalhados pela cidade. Embora não seja tão popular, o Jardim Botânico é uma ótima opção de lazer. Os 360 000 metros quadrados de área verde são ideais para fazer um piquenique nos fins de semana de sol e calor.

O endereço abriga ainda a bela intervenção O Caminho do Rio, do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem. Ela recria, com flores e plantas, as curvas originais do Rio Tietê.Com mais de 40 instalações pelo mundo, o autor é conhecido por trabalhar com plantações em grandes escalas. No Brasil, o artista desenhou o projeto do boulevard do Teatro Municipal do Rio.”Comecei pintando telas, mas certa vez, no campo, percebi que as cores das minhas tintas nunca acompanhavam as mudanças de tons da natureza. ” De acordo com Ganem, a instalação que ocupa 2 500 metros quadrados no Jardim Botânico propõe uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente e da água.

Depois de apreciar a obra e fazer um lanche em algum ponto do gramado, não deixe de conhecer outras atrações do espaço para o passeio ficar completo. Uma delas é a trilha para uma das nascentes do histórico Riacho do Ipiranga.Só não espere uma cachoeira, pois a queda d’água é pequena.

Na Alameda Fernando Costa, cercada de Mata Atlântica e palmeiras jerivá, uma exposição rotativa aborda a biodiversidade. O caminho termina no Museu Botânico, que traz a história de plantas brasileiras e algumas curiosidades, como algas usadas na fabricação de balas e xampus.

Na sequência há o encantador Jardim de Lineu, com duas estufas ao fundo que reproduzem vegetações de regiões do país. O Jardim dos Sentidos também chama a atenção. Lá, as memórias olfativa, tátil e visual são estimuladas com plantas de texturas interessantes, como a babosa.

 

          Estufas ao fundo do Jardim de Lineu expõe vegetação de Cerrado e Mata Atlântica
Estufas ao fundo do Jardim de Lineu expõe vegetação de Cerrado e Mata Atlântica
(Foto: Elaine Cristina Mendes)

O túnel de bambu e o Lago das Ninfeias completam o caminho de surpresas, repleto de placas explicativas. Para grupos a partir de dez pessoas, é possível agendar visitas guiadas. Em tempo: a entrada no Jardim Botânico custa R$ 5,00 e o estacionamento, R$ 8,00.

Abaixo, confira uma lista com outros endereços perfeitos para levar as crianças, para andar de skate e bicicleta ou simplesmente para relaxar:

Parque Aclimação

Parque da Aclimação

Rua Muniz De Sousa, 1119, Liberdade

Tel: (11) 3208 4042

Lucizano

A mobilização dos moradores para salvar cisnes e outros bichos quando uma chuva forte fez o lago do parque ir literalmente pelo ralo, em 2009, é uma boa amostra do orgulho que a vizinhança tem do local, incluídos aí moradores de bairros próximos como Vila Mariana e Chácara Klabin.Saiba mais.

Parque Buenos Aires

Parque Buenos Aires

Avenida Angélica, s/n – Altura 1.500, Santa Cecília

Tel: (11) 3666 8032

Parque Burle Marx

Avenida Dona Helena Pereira De Moraes, 200, Parque Do Morumbi

Tel: (11) 3746 7631

Aproveitar a fauna e a flora do Parque Burle Marx   A primavera sempre foi a estação favorita do paisagista Roberto Burle Marx. O parque que leva o seu nome, no Panamby, tem parte de seus jardins projetado pelo artista paulistano e é um ótimo passeio para os amantes da natureza.Saiba mais.

Parque Ecológico do Guarapiranga

Estrada Da Riviera, 3286 – Riviera Paulista, Jardim São Luís

Tel: (11) 5517 6707

Fazer a trilha sensorial no Parque Ecológico Guarapiranga É possível perceber a beleza da primavera sem usar os olhos. Essa é a proposta da trilha sensorial oferecida no Parque Ecológico Guarapiranga, na Zona Sul da capital. Saiba mais.

Parque Luis Carlos Prestes

Rua João Della Manna, 665, Rolinópolis

Tel: (11) 3721 4965

Para jogar xadrez:O parque dispõe de duas mesas com tabuleiro. Saiba mais.

Parque Piqueri

Rua Tuiuti, 515, Tatuapé

Tel: (11) 2097 2213

A antiga Chácara do Piqueri, que deu origem ao Parque, foi implantada em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo. Situada junto à foz do ribeirão do Tatuapé, constituía-se de uma casa sede, pomar, granja, área para criação de diversos animais como búfalos, lhamas e veados. Saiba mais.

Parque Rodrigo de Gásperi

Avenida Miguel De Castro, 321, Vila Pereira Barreto

Tel: (11) 3974 8600

Para jogar xadrez:O parque conta com oito mesas com tabuleiro. Saiba mais.

Parque São Domingos

Rua Pedro Sernagiotti, 125, Parque São Domingos

Tel: (11) 3831 7083

Parque tem quadras poliesportivas, quadra de volei, campo de futebol, pista de cooper, anfiteatros (tipo romano e tipo arena), aparelhos de ginástica, playgound, nascentes, lago. Além de espaço com mesas, cadeiras e churrasqueiras. Saiba mais.

Parque Shangrilá

Rua Irmã Maria Lourença, 250, Jardim Shangrilá (Zona Sul)

Tel: (11) 5933 3015

O parque realiza trilhas monitoradas com um grupo de, no mínimo, dez pessoas. Nessas ocasiões, as pessoas podem fazer o plantio de diferentes espécies. Para participar da atividade, é preciso agendar um horário  pelo telefone (11) 5933-3015. Saiba mais.

Ciclovia não é recomendada para crianças pequenas, pois a pista é de paralelepípedos

Parque Vila dos Remédios

Rua Carlos Alberto Vanzolini, 413, Vila Dos Remédios

Tel: (11) 3625 1419

O parque organiza trilhas monitoradas de segunda a domingo, porém é preciso agendar com antecedência. Basta ligar no telefone (11) 3625-1419. Saiba mais.

Entrada do Parque Villa-Lobos

Parque Villa-Lobos

Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto De Pinheiros

Tel: (11) 3023 0316

Ao circular entre os 30.000 frequentadores que lotam o espaço aos domingos, você verá gente se divertindo em versões exóticas de skate, como o longboard, com prancha de cerca de 2 metros de comprimento, e o kite, impulsionado por uma pipa. Saiba mais.

Fãs de radicalismo podem ir ao Parque Zilda Natel

Parque Zilda Natel

Rua Cardoso De Almeida, 1250 – (esquina com a Avenida Doutor Arnaldo),, Perdizes

Tel: (11) 3862 2921

Para andar de skate: Inaugurado em fevereiro de 2009, o local tem 2.300 metros quadrados e conta com três pistas — uma com rampas e corrimões, outra com banks (pista que lembra uma piscina vazia) e uma com minirrampa em formato de U. Saiba mais.

Fontes do Parque da Independência com direito a arco-íris. Ao fundo, o Museu do Ipiranga

Parque da Independência

Avenida Nazaré, s/n, Ipiranga

Tel: (11) 2273 7250

Para andar de skate: Apesar de não possuir pistas, o local recebe muitos skatistas de downhill, prática de descer longas ladeiras sobre rodinhas. Com uma topografia perfeita para a modalidade, o parque tem horários especiais para skatistas nos fins de semana. Saiba mais.

Parque da Luz

Parque da Luz

Rua Ribeiro De Lima, s/n, Bom Retiro

Tel: (11) 3227 3545

Instalado bem em frente à Estação da Luz, é o mais antigo da cidade — criado por volta de 1800, só foi aberto ao público 25 anos depois. Seus 113.000 metros quadrados incluem jardins simétricos de inspiração francesa e construções em estilo inglês. Saiba mais.

Parque do Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera

Tel: (11) 5573 4180

É o local ideal para passar uma tarde inteira, seja nos tranquilos dias de semana, seja aos sábados e domingos, quando se transforma em uma cidade de 300 000 pessoas. Entre as 160 espécies de animais registradas, há pica-paus, cisnes e patos. Saiba mais.

Parque do Carmo é uma das opções para os pais esportistas

Parque Municipal do Carmo

Avenida Afonso De Sampaio E Sousa, 951, Jardim Nossa Senhora Do Carmo

Tel: (11) 2748 0010

Entre os meses de julho e agosto, o público costuma se acomodar em esteiras de palha sob as 4.000 cerejeiras para apreciar melhor a florada, que acontece nessa época. Em qualquer período do ano, porém, o parque se torna boa opção para quem se hospeda na Zona Leste. Saiba mais.

Entrada da Praça Victor Civita

Praça Victor Civita

Rua Sumidouro, 580, Pinheiros

Tel: (11) 3031 3689

Desde 2008, este espaço dedicado à sustentabilidade ocupa o terreno de 13.000 metros quadrados onde já funcionou um incinerador de lixo. Possui equipamentos de ginástica ao ar livre e um percurso de cerca de 700 metros para caminhada. Saiba mais.

Praça da Liberdade

Praça Da Liberdade, s/n, Liberdade

A cidade que concentra a maior colônia japonesa do mundo tem um bairro que é uma viagem ao Oriente. A influência cultural asiática vai das famosas luminárias das ruas aos restaurantes, passando Tóquio. Saiba mais.

Praça das Corujas

Praça das Corujas

Avenida Das Corujas, s/n, Sumarezinho

Conta com brinquedos e pista para caminhada. É repleta de árvores, algumas delas frutíferas, como amoreira e abacateiro. A área de concreto é ideal para giros de bicicleta. Saiba mais.

Praça Fioravante Salomão

Rua Padre Artur Somensi, s/n, Pinheiros

Os responsáveis pela boa manutenção do local são os pais e funcionários da Creche Fraternidade Maria de Nazaré, na frente da praça. Conta com sacos de lixo, mesas de piquenique, tanque de areia, brinquedos e é cercada para evitar a entrada de animais. Saiba mais.

Praça Roosevelt: moradores e frequentadores entram em conflito

Praça Franklin Roosevelt

Praça Franklin Roosevelt, s/n, Consolação

Doado à prefeitura pelo médico Martinho Prado no século XIX, o terreno que hoje abriga a Praça Roosevelt, no centro, só ganhou esse nome em 1970. Nos anos 1960, o então prefeito Faria Lima iniciou um projeto que previa transformar a área em um espaço repleto de verde. Saiba mais.

Praça Irmãos Karmam

Sem avaliação

Praça Irmãos Karmann, s/n, Sumaré

Boa para quem pratica exercícios, a praça conta com aparelhos que complementam a atividade física de quem já costuma correr na Avenida Sumaré. Cartazes explicam como utilizar cada equipamento e qual região do corpo ele trabalha. Saiba mais.

Praça Vinícius de Moraes

Avenida Giovanni Gronchi, s/n, Morumbi

Fica ao lado do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. Possui uma pista de 1 500 metros de extensão, aparelhos de ginástica, mesas de piquenique e ampla área de pedaladas para a garotada. Saiba mais.

Fonte: Veja SP

Previous RealtON destaca benefícios do investimento em imóveis
Next Coxinha, croquete e mais salgados em versões sofisticadas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *