Dicas para decorar ambientes pequenos


decoração de ambientes pequenos é uma preocupação cada vez mais presente nas nossas vidas, pois, os apartamentos e espaços habitacionais que existem nas nossas cidades são cada vez mais procurados, porque são mais baratos e são mais práticos para quem não quer perder muito tempo nas arrumações.

Boa integração dos objetos decorativos

Por serem espaços pequenos, é necessário prestar muito mais atenção à decoração, nomeadamente à integração e combinação dos vários itens decorativos. Decorar espaços pequenos não é tarefa fácil e surgem muitas dúvidas na hora de criar um equilíbrio entre o aspeto prático, a beleza e o conforto em lugares pequenos.

Criar uma ideia de espaço amplo

Também é importante não esquecer que na decoração de ambientes pequenos, é conveniente criar uma ideia de amplitude, fazendo com que estes pareçam muito maiores. Para isso usam-se alguns truques decorativos, como sejam, a utilização de espelhos e a aplicação de cores adequadas, as quais transmitem uma ideia de espaços mais amplos. Também a integração de cômodos e a construção de prateleiras e nichos nas paredes ajudam a ganhar espaço.

Decoração de ambientes pequenos com espelhos

Espelhos “ampliam” espaços pequenos

Derrubar paredes interiores

Muitas vezes, uma das melhores soluções para tornar um ambiente pequeno num espaço mais amplo é derrubar as paredes interiores. No entanto, deverá solicitar as devidas autorizações legais e ter o cuidado de não retirar paredes de suporte da estrutura do prédio. Esta é uma operação de algum risco que requer o acompanhamento de profissionais.

No caso dos apartamentos pequenos, com as dimensões entre 35 e 70 m², a melhor opção é que não haja divisórias entre os vários ambientes. O melhor é integrar a zona da sala de estar, sala de jantar, cozinha e escritório. A parte do banheiro (wc) convém que esteja instalada numa zona reservada, isolada dos restantes espaços.

Fotos com exemplos de decoração de ambientes pequenos:

decoração de ambientes pequenos

Pormenor da parte da cozinha e quarto

Decoração de espaços pequenos

Pormenor da sala de estar

Espaços pequenos decorados

Sala de jantar em 1.º plano e sala de estar em 2.º plano

Ambientes pequenos decorados

Ambientes pequenos decorados com classe

Como resumo e conclusão, reunimos os principais aspetos que deverá ter em conta na decoração de pequenos ambientes:

  • Espelhos: Criam a ilusão de um espaço mais amplo, parecendo aumentar os pequenos ambientes decorados e dando um toque de classe aos espaços;
  • Cores claras: São ótimas opções para os ambientes pequenos, pois dão mais claridade (luz) a esses espaços, fazendo com que pareçam bem maiores;
  • Nichos: Estas pequenas aberturas nas paredes permitem colocar vários objetos decorativos;
  • Closets (prateleiras):  Ajudam na organização do ambiente, permitindo arrumar e organizar vários itens decorativos.

Com estas preciosas dicas, a decoração de ambientes pequenos ficará mais facilitada, conseguindo-se assim criar espaços muito agradáveis, onde dá prazer viver no dia-a-dia.

Fonte: Decoração de Apartamentos Pequenos

Previous Comemore o Dia do Macarrão!
Next Imóveis com desconto

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *