Conheça Jundiaí


Serra do Japi – Jundiaí

Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Jundiaí é a quinta cidade com maior qualidade de vida do Brasil, apresentando um Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de 0,9184. 9 Também é o 15° município mais seguro do Brasil e o quinto mais seguro de São Paulo. É, também, primeiro lugar também em saneamento básico, no ranking do Instituto Trata Brasil, entre as cidades acima de 300 000 habitantes.

A paisagem mais marcante da cidade é a Serra do Japi, uma das únicas grandes áreas de mata atlântica nativa contínua no estado de São Paulo, denominada como “Castelo de Águas” por muitos naturalistas, como o geógrafo Aziz Ab’Saber, devido a sua riqueza hídrica. Tombada em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e, posteriormente, regulamentada como reserva biológica. Declarada em 1992 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como reserva da biosfera da mata atlântica.

Considerada uma região próspera no estado de São Paulo, Jundiaí ocupa o oitavo lugar no ranking do produto interno bruto do estado.

Jundiaí sempre foi conhecida como a terra da uva e do morango, tendo um grande destaque no cenário nacional. Há, em seu território, 27 000 hectares de área cultivada, o que garante um produto interno bruto agrícola médio de 80 000 por ano, deixando o município com a quinta população rural do país. Havendo, também, práticas de avicultura de corte e rebanho bovino, tanto para consumo regional, quanto para exportação.

Mas, além de ter uma grande produção agrícola, o município tornou-se um polo para empresas de logística, com inúmeros armazéns.

Espaços Culturais

Complexo Educacional e Cultural Argos
Instalado no conjunto arquitetônico da antiga indústria têxtil Argos, na Rua Doutor Cavalcanti, o complexo possui área de 365 000 metros quadrados. A revitalização deste espaço foi feita garantindo-se a preservação de suas características arquitetônicas históricas. Abriga o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, o Centro Municipal de Formação e Capacitação Permanentes do Magistério, o Centro Municipal de Informática, o Centro Municipal de Línguas e a emissora de Televisão Educativa do Município.
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot
Atualmente, instalada no Complexo Argos.
Gabinete de Leitura Ruy Barbosa
Tradição na cidade de Jundiaí, o Gabinete possui em suas dependências uma pinacoteca com extenso acervo, uma biblioteca com mais de 4 500 obras e documentos históricos e uma cinemateca. Possui ainda auditório multimídia, cybercafé e oferece cursos diversos.
Casa da Cultura
Localizada no Centro, promove atividades de música, dança, pintura e literatura, entre outras.
Teatro Polytheama
O Teatro Politheama é um dos principais patrimônios histórico, cultural e arquitetônico de Jundiaí. Fundado em 1911 e fechado no final da década de 1960, foi reinaugurado em 1996 com projeto da renomada arquiteta Lina Bo Bardi.
Sala Glória Rocha
Antigo Mercado Municipal, foi reformado e reinaugurado em 1981. Abriga a Sala Glória Rocha no seu piso superior, com 334 lugares e palco de shows musicais e teatrais.
Cineclube na Cidade
Um projeto entre o Cineclube Consciência e a Prefeitura do Município de Jundiaí, que tem como objetivo trazer o cinema de volta ao centro da cidade, na Sala Glória Rocha, e gratuitamente. Às quartas-feiras à noite.
Atelier Casarão
Localizado no Centro da cidade, é um espaço de teatro, música, cultura, poesia e todo tipo de manifestação artística.
Cineclube Consciência
Situado na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – Jundiaí, é um espaço de exibição gratuita e discussão de filmes, aos sábados às dezenove horas.
Adega Brunholi – Roteiro Rural
Adega Beraldo di Cale – Roteiro Rural
Parque da Cidade em Jundiaí
Parque de Corrupira em Jundiaí
Museus
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – “Solar do Barão de Jundiaí”
Museu Ferroviário “Companhia Paulista”
Museu da Energia de Jundiaí
Fazenda N. Sra. da Conceição – Museu Barão de Serra Negra
Centro de Memória do Esporte Jundiaiense (“Bolão”)
Museu Sacro Diocesano “Cardeal Agnelo Rossi”
Museu do Exército – 12º G.A.C. – Grupo Barão de Jundiahy
Fazenda Ermida
Espaço Cultural Museu do Vinho “Família Brunholi”
Museu do Paulista Futebol Clube (Sala de Troféus)
Circuito de Adegas
A Cidade das Uvas possui, em seu Roteiro Turístico Rural, quatro adegas: Beraldo de Cale, Brunholi, Mazziero e Vinhos Castanhos

Hotelaria
Jundiaí conta com infraestrutura hoteleira. No site da prefeitura, pode ser checada a lista dos hotéis.

Compras
Shopping centers
Possui o Maxi Shopping Jundiaí, com cerca de 230 lojas e sete salas de cinema (Moviecom); o Shopping Paineiras, com cerca de setenta lojas e o Multi Moda Center, com cerca de cinquenta lojas. O Grupo Multiplan, responsável pelo Morumbi Shopping em São Paulo, inaugurou o Jundiaí Shopping no dia 18 de Outubro de 2012, com cerca de 212 lojas e sete salas de cinema (Cinépolis). Há previsão do Grupo Iguatemi iniciar as obras de mais uma filial na cidade.

Centro de Compras
Além dos shoppings, Jundiaí possui um vasto centro de compras, no Centro, na Vila Arens, na Ponte São João, na Vila Hortolândia, na avenida 9 de Julho, na Vila Rami e na Vila Rio Branco.

Parque e áreas de lazer
O município, atualmente, possui cinco parques, dentre eles dois jardins botânicos. São eles:
Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva)
Parque do Corrupira
Parque da Cidade
Jardim Botânico
Jardim e Parque Botânico Eloy Chaves
Além dos parques, a cidade conta ainda com a Reserva Biológica da Serra do Japi, um dos símbolos da cidade.

E o melhor: a 35 minutos de São Paulo! Quer conhecer e escolher a sua casa? Nossa Equipe de Vendas On Line da RealtON aguarda seu contato! Acesse nosso site!

Previous Com preços mais altos, cresce crédito para imóveis acima de R$ 1 milhão
Next O maior pé direito do Morumbi

1 Comment

  1. 16 de maio de 2016
    Responder

    This is way more helpful than anyhnitg else I’ve looked at.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *